Make your own free website on Tripod.com

Empate

 

    Quando você não tem mais condições de vencer um jogo, tente provocar um empate. Existem 4 maneiras de isso acontecer:

 

 

empatea.gif (4241 bytes)a. Não existem peças o suficiente para provocar um xeque-mate.
    Exemplo: rei e (cavalo ou bispo) contra rei. Pela figura conclui-se que é impossível efetuar o xeque-mate.

 

 

empateb.gif (4841 bytes)b. Comum acordo entre os enxadristas.

 

 

 

 

empatec.gif (16253 bytes)c. Pela impossibilidade de jogar. Nenhuma das suas peças conseguem se mover pois estão "presas" por peças adversárias ou aliadas e o rei não pode se mover porque ficaria em xeque (pat, pate ou coacto).
    No exemplo pode se observar que as pretas estão a 1 lance do xeque mate (mate em 1), mas é a vez das brancas, elas sacrificam a sua torre para provocar o "pat", o rei preto é obrigado a eliminar a torre branca por estar em xeque, também não existe outro movimento pois é impossível outra peça eliminar ou obstruir o caminho da torre branca, e é impossível o rei preto fugir para outra casa que não esteja sendo atacada.
    Depois que o rei preto toma a torre branca as brancas não podem mais mover nenhuma outra peça do jogo - o rei não pode ir para uma posição de xeque, os peões e cavalo não podem se mexer provocando o impasse chamado "pat". As brancas conseguiram se safar do mate.

 

 

empated.gif (24259 bytes)d. Pela repetição (looping) de três vezes a mesma jogada de ambos os lados (xeque perpétuo).
    Exemplo: É a vez das brancas e pela figura conclui-se que as brancas estão a 1 lance do xeque mate (mate em 1), mas as brancas estão em cheque e submissas às ordens das torres pretas ... o rei branco precisa sair do xeque e é impossível eliminar ou obstruir o caminho da torre preta atacante ... não existe tempo para manobrar e só existe um caminho para o rei branco! As pretas conseguiram escapar do mate.