Make your own free website on Tripod.com

Introdução

 

Definição e Objetivo

    Pode-se definir o jogo de xadrez como sendo disputado por equipes ou dois jogadores sobre um tabuleiro quadrado de 64 casas (8x8) que são alternadas em claras e escuras. Cada jogador possui 16 peças com diferentes forças onde um jogador fica com as peças brancas e o outro com as pretas. O verdadeiro objetivo do jogo de xadrez é atacar as forças adversárias e ao mesmo tempo defender-se. Não sendo possível dar xeque-mate ao Rei do adversário, é preferível conduzir a partida ao empate.

 

O Esporte do Intelecto

    O xadrez por si só, não pode ser considerado apenas um jogo, ou seja; ao mesmo tempo, ele é representado nas artes como sendo habilidade, imaginação criativa e a beleza das peças e do tabuleiro. Na matemática o xadrez é caracterizado como cálculo, raciocínio e memória que são pertinentes ao jogo - jogo este que pode ser caracterizado como esporte da mente.

 

Lenda e Origens

    A mais famosa lenda sobre o aparecimento do xadrez é a que o atribui a Sissa, brâmane ou filósofo indiano. Teria ele inventado o jogo de xadrez a fim de curar o tédio do enfastiado rei Kaíde. Como este lhe houvesse prometido a recompensa que desejasse, Sissa pediu um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, 2 pela segunda, 4 pela terceira, 8 pela quarta e assim sucessivamente, dobrando a quantidade, até chegar na 64ª casa. O rei ficou espantado perante um pedido que lhe pareceu tão humilde; e cedeu imediatamente à aparente insignificância da petição. Mas ... feitos os cálculos, verificou-se que todos os tesouros da Índia não eram suficientes para pagar a recompensa pedida.

    O número de grãos que Sissa tinha pedido, corresponde à formula 2 elevado à 64 - 1, ou seja: 18.446.744.073.709.551.615

    Este número constitui um exemplo dos chamados números monstruosos. Tente-se avaliar o que ele significa pelo seguinte: para contar de um até esse número ("um, dois, três", etc.) trabalhando 24 horas por dia, e supondo que demorasse só um segundo para cada um dos números consecutivos seriam necessários 58.454.204.609 séculos, isto é, quase sessenta bilhões de séculos !

    O tesoureiro da Coroa achou que seriam necessárias 16.384 cidades, que cada uma delas tivesse 1.024 celeiros de 174.762 medidas cada um, e com 32.768 grãos cada medida. Um celeiro único para tamanha quantidade de trigo equivale a um cubo de mais de um quilômetro de lado.

Lenda e Origens foi retirado da página 259 do livro "Manual de Xadrez" de Idel Becker da Editora Nobel.